AMERICAS

A queda de Lula: um símbolo da situação da esquerda latino-americana?

Embora provavelmente não poderá participar nas eleições como canditado, Lula ainda tem uma intenção de voto de 34% em comparação com 17% do seu concorrente mais próximo

A queda de Lula: um símbolo da situação da esquerda latino-americana?

As imagens das últimas 24 horas de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e as centenas de apoiantes que decidiram para acampamento fora da prisão que serão mantidas ex-presidente em Curitiba, são uma demonstração clara apoiar essa parte do povo brasileiro ainda oferece o exmandatario. Os defensores não só têm entrincheiraram-se fora da prisão, mas também procurou para impedir a entrega do líder popular, quando era cerca de voar de São Paulo para o local do aprisionamento.

Leer en español: La caída de Lula: ¿un símbolo de la situación de la izquierda latinoamericana?

A frase de Lula é uma dura lição para a classe trabalhadora brasileira testemunhou em primeira mão as consequências políticas deixaram no país e um dos seus líderes mais populares. A mensagem desencorajadora que está recebendo o povo do Brasil pode ter consequências desastrosas para as futuras gerações de jovens que irão certamente estudar o fracasso de movimentos de esquerda na América Latina. O sonho do socialismo continental parece a desvanecer-se com a entrada da prisão, que foi considerado por Obama em 2009 como “o político mais popular do planeta“.

Read in english: The fall of Lula: a symbol of the situation of the Latin American left?

A favorabilidade do ex-presidente, explicada pela combinação de um boom econômico, políticas sociais fortes e um contexto histórico que permitiu ao Brasil para se tornar uma das potências do Sul em desenvolvimento, persiste sobre alegações de corrupção e peculato. De acordo com a pesquisa realizada pelo Datafolha final do ano passado, mesmo com o ensaio aberto, Luiz Inácio Lula da Silva é a primeira escolha para as próximas eleições de outubro. Embora a probabilidade de que os tribunais brasileiros impedi-lo de participar das eleições como um candidato são elevados, Lula tem uma intenção de voto de 34% em comparação com 17% de seu rival mais próximo, Bolsonaro. Um apoio popular foi registrado neste fim de semana, quando seus partidários entrincheiraram-se na saída da União Metalúrgica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Como claramente afirmou Alberto Carlos Almeida, um especialista em opinião pública no Brasil para o BBC Mundo, as intenções de voto dos brasileiros não sabem as acusações contra o ex-presidente, mas “como eles acreditam que todos os políticos são corruptos, continuam votando Lula porque Lula, apesar de ser corrupto, melhorou suas vidas”. O desencanto dos cidadãos para com a classe dominante brasileira, associado nos últimos anos com casos graves de corrupção como Lava Jato e Odebrecht, teve consequências óbvias na consciência política e confiança dos eleitores.

Para aqueles que testemunharam os anos de mandato de Lula e dos resultados de suas políticas sociais – mais de 29 milhões de pessoas cruzaram a linha da pobreza entre 2003 e 2010-, a queda de sua figura nas redes de corrupção que parecem para pegar todos os governos da América do Sul, representa um duro golpe para o idealismo político. Em um continente por décadas de movimentos sociais e luta de guerrilha não tinha testemunhado muitos líderes de esquerda no poder, como o fez durante os primeiros anos do século, as acusações de corrupção representam, sem dúvida, um retrocesso para o futuro social do continente.

No caso do Brasil, o julgamento contra Lula e a destituição de Dilma Rousseff pôr em causa o Partido dos Trabalhadores (PT) e suas conquistas ao longo das últimas décadas. Acusações de corrupção e peculato contra esses líderes, mancham a imagem de um movimento político nascido na década de oitenta com a firme intenção de representar o trabalho organizado. Hoje mais do que nunca, a pressão popular sobre os líderes parece a desmoronar o sonho socialista. Para este fortes tensões sociais que são experimentadas diariamente no Brasil, exemplificado pelo recente assassinato de ativista adicionar Marielle Franco. A repressão policial contra os jovens das favelas e do assassinato de ativista e líder político que haviam denunciado essas práticas aumentam o clima de tensão na classe trabalhadora.

 

Latin American Post | Laura Delgado

Traduzido de “La caída de Lula: ¿un símbolo de la situación de la izquierda latinoamericana?”

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button